A minha Lista de blogues

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Apresento (a quem nao conhece) as Hallacas

Fazer uma Hallaca é tentar aprender parte da sua história, mas este processo é uma tarefa difícil contudo apaixonante. Fazer uma Hallaca é como montar um puzzle que tem como pano de fundo águas azuis e calmas num horizonte que se confunde com o ceu, do outro lado uma manta verde num vale suave que se expande pelo território.
Para confeccionar a Hallaca é urgente decifra-la e embrenhar-se numa investigação profunda como se fosse um detective que parte á procura da harmonia dos sabores numa terra desconhecida e quase sempre improvável. esse detective deve examinar com paciência a aresta de cada peca do puzzle para descobrir como se ajusta nesse todo que é a hallaca: fácil de degustar, difícil de explicar.
Deve abrir-se com delicadeza o embrulho verde, o verde envolvente, e deixar-se levar pelos mistérios da massa, do guisado e do delicioso aroma que brota deste prato.
Pah:) nesta missão complicada, o aprendiz de detective (eu) deve procurar a assistência de um arqueólogo que lhe mostre a luz das escavações, para conseguir encontrar as pistas que conduzem á origem dessa planta maravilhosa que é o milho, alimento de deuses e homens.
Deve, ainda, pedir ajuda ao botânico que classificará com rigor as plantas perdidas no tempo. Muitos outros profissionais serão precisos para perceber como se modificaram os ingredientes e como se descobriram as técnicas, quais foram as mãos e as mentes que a criaram, e os viajantes incansáveis que navegaram, caminharam difundindo este legado.
Urge, olhar com respeito o fruto doce que nasce das mãos milagrosas das mulheres da aldeia que dão forma a este símbolo da gastronomia venezuelano, com muito amor.
Em suma, todos os que escreveram sobre este tema saboroso que tanto invoca, convoca e provoca. Devo permanecer atenta aos caprichos desse génio singular que quando surge enche tudo com as suas travessuras.
Quando se abre uma folha de Hallaca e se ouve a explosão de alegria de uma gaita toda a casa se ilumina, abracando-nos com euforia. Assim se sente a Venezuela. Através da Hallaca a esperanca no destino desta pátria que me acolhe é fortalecida.





4 comentários:

João Gouveia disse...

E por dentro, como é isso? :)

Sissa disse...

tens que seguir os proximos episodios lol

Carlos Barbosa disse...

Porra, mas isso é o quê ?? Come-se ??

Sissa disse...

lol come-se e è bom:)