Na Escócia e na Noruega cria-se o Salmão em viveiros apropriados e vigia-se rigorosamente a sua qualidade. Existe ainda o salmão selvagem, abençoado com uma carne extraordinariamente saborosa e fina, desde que seja preparado numa confecção à sua altura.
Naturalmente, com todas estas propriedades, o salmão escocês foi distinguido com o selo de qualidade francês label rouge. Portanto, poderá sem qualquer hesitação deixar o salmão interpretar o papel principal. Desde que o salmão seja absolutamente fresco, ele poderá representa-lo brilhantemente. Reparemos ainda nas suas óptimas qualidades alimentícias e fisiológicas, nomeadamente, no seu elevado teor em vitaminas A e B12, o baixo valor de calorias, etc. Mas certamente já deve conhecer todos estes atributos.
Corte o salmão cuidadosamente em postas iguais com 100 gramas. Se as postas forem demasiado grandes, poderão produzir um efeito de desequilíbrio em relação ao resto do prato.
É importante que o processo de confecção seleccionado conserve a delicada cor do salmão, especialmente desejável para estabelecer um contraste com o maravilhoso manto verde escuro. É necessário forrar o manto de espinafres, devendo-se separar primeiro as folhas dos talos, escalda-las e deixa-las secar sobre um papel. faça embrulhinhos consistentes para o creme de pescada não sair.
Tempo de Preparação: 20 minutos
Tempo de cozedura: 30 minutos
Ingredientes para 4 pessoas:
4 filetes de 100gr cada um
100 gr de pescada (sem pele e sem espinhas)
+/- 32 folhas grandes de espinafres
1 chalota
1 ovo
200 gr de manteiga
100 ml de natas espessas
200 ml de vinho branco
250 ml de caldo de peixe
4 batatas grandes
1 dl de azeite
Ramo de tomilho
sal e pimenta q.b.
2 tomates grandes
Modo de preparação:
1. Para o mousse de peixe picar no copo triturador a pescada e temperar com sal. Adicionar o ovo e as natas espessas em fio, temperar com pimenta. Reservar.
2. Se não comprou os filetes deverá cortar o salmão em filetes em postas com cerca de 1 cm de espessura e 100 gr. Escaldar as folhas de espinafre, arrefecer em gelo com água, escorrer e estendê-las em sobre um papel e seca-las.
3. Dispor o espinafre em rectângulos. Sobre os rectângulos de espinafres, barrar uma camada com 1 cm de altura de mousse de peixe, dispor por cima das postas de salmão bem temperadas e envolver com as folhas de espinafre. Levar ao forno durante 6 minutos a uma temperatura de 200º o salmão envolvido no manto de espinafres, juntamente com o caldo de peixe numa forma de gratinar. Findos os minutos, retirar e deixar escorrer sobre papel de cozinha.
4.Tornear as batatas e cozer em água temperada com sal, louro e alho. Escorrer a água e adicionar o azeite. Alouram-se as batatas em lume forte com tomilho e alho.
5. Pela-se o tomate e corta-se me 4partes servindo 2 por cada comensal.
Rectificam-se os sabores, decora-se a gosto e bom apetite!
2 comentários:
Excelente a partilha das receitas pois assim, mesmo estando longe, posso continuar a comer os teus petiscos ;)
Talvez quando regressares eu já cozinhe qualquer coisa lol
:) Se não cozinhares não faz mal:) farei tudo o que vou aprender com todo o meu afecto e dedicação:)
Enviar um comentário